REAP

      A educação ambiental, com base nos movimentos ambientalistas, busca por meio de um saber socioambiental pensar, refletir e agir na sociedade de maneira a valorizar a relação ser humano e natureza numa relação intrinsecamente interdependente. No Brasil, na busca do fortalecimento da educação ambiental foi criada algumas redes, como a Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA) em meados da década de 1990, expandindo-se principalmente no início do século XXI, como a Rede Paulista de Educação Ambiental (REPEA), a Rede de Educação Ambiental do Paraná (REA-PR) entre outras, no intuito de integrar, articular e difundir as ações em educação ambiental.


      A Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista (REAP) foi constituída na reunião presencial no dia 21 de agosto de 2012 com o intuito de promover a reflexão, articulação e discussão para o desenvolvimento da Educação Ambiental no município de Tupã e na região da Alta Paulista. Para a realização de tal ação foi necessário primeiro um mapeamento das pessoas e instituições da região da Alta Paulista que atuam, principalmente na área da Educação Ambiental.  A partir da primeira reunião presencial deu-se início à REAP, e, consequentemente, foi criado junto aos membros o logotipo da REAP e a lista de discussão online do gmail grupos. 

      Vale ressaltar que essa inciativa partiu de um projeto de extensão da UNESP, Câmpus de Tupã, com o objetivo de organizar e dinamizar a Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista (REAP) para melhor articulação entre pessoas e instituições que atuam nessa área a fim de somar esforços para a construção de elos representativos de todos os segmentos da sociedade, criando um diálogo de saberes entre os atores envolvidos em ações, programas e projetos de Educação Ambiental na região. Também espera contribuir na promoção de parcerias e acordos na construção coletiva de práticas e conhecimentos socioambientais locais e regionais, com ênfase da educação ambiental. 

Principais características da rede
  
NÃO LINEAR - acontece um processo circular de aprendizagem em que todos interagem e aprendem sobre os assuntos;

NÃO HÁ HIERARQUIA - a rede produz horizontalidade;


MULTILIDERANÇA E DESCENTRALIZAÇÃO;


CONECTIVIDADE - a rede só pode existir na medida que houver ligações estabelecidas (conexões);


ISONOMIA- quando todos têm direito ao mesmo tratamento e compartilham os mesmos direitos e deveres; não deve haver "melhores" ou "piores", mas uma igualdade;


DINÂMICAS COLETIVAS - as redes são ambientes dinâmicos de relacionamento que se apropriam de várias formas para se comunicar.


• PARTICIPAÇÃO VOLUNTÁRIA;





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